Conhecer Melgaço 2017-11-14T01:16:12+00:00

A CASA DAS CORTES

Conhecer Melgaço

O concelho de Melgaço é o mais setentrional de Portugal. Insere-se no distrito de Viana do Castelo e estende-se desde a Serra da Peneda e do Soajo até ao Rio Minho, fronteira com a Galiza.
Não esquecer ainda que vamos ao encontro do Marco nº1 da fronteira de Portugal com Espanha, assim como todos os outros Marcos em torno deste agradável concelho.

Enquanto está na Casa das Cortes aproveite para visitar a Vila histórica de Melgaço. Desde a torre de menagem do século XII mandado construir pelo D. Afonso Henriques em 1187 e que serviu tantos e tantos anos de atalaia fronteiriça, passando pelas ruelas e calçadas e os telhados com “patine”.
Não deixe de visitar também o Solar de Alvarinho, que foi já Cadeia, Câmara Municipal, Tribunal e Escola. Tendo agora restaurante e bar para que deles possa disfrutar.
A actual Casa da Cultura de Melgaço, foi construída na década de 50 do século passado para servir de prisão. Com a extinção da mesma passou a partir da década de 1980 a ser Casa da Cultura.
E os incontornáveis castros que marcam a passagem das populações megalíticas, assim como a parte mais a Norte do Parque Nacional Peneda Gerês.

Por Melgaço temos também acesso ao Parque Internacional Xeres-Peneda